quarta-feira, 27 de novembro de 2013

De olho na pele dos seus animais




A saúde do nosso animal pode estar mais ou menos garantida dependendo da nossa atenção aos detalhes. Precisamos conhecer bem o comportamento dos nossos pets e observarmos com frequência sua pelagem, pele, dentes, patas, enfim, tudo relacionado ao nosso bicho. Isso porque ao menor sinal de algo diferente, temos que levar nosso amigo ao veterinário para evitar que problemas simples de saúde tornem-se crônicos ou até mesmo incuráveis.

Para isso, é necessário interação e muito carinho. Animais de quintal, que só são vistos pelos donos quando estes se lembram de colocar água e alimento, certamente irão sofrer com doenças que não serão percebidas até se tornarem algo que incomode visualmente ou que possua um odor desagradável, ou ainda que se transforme em algo tão grave, que seja impossível não perceber.

Se para os cuidadosos e responsáveis donos de animais de estimação alguns sintomas podem inicialmente passarem despercebidos, imaginem para aqueles que esquecem que existe um cão esperando para ser socializado lá no fundo do quintal?

Fizemos uma entrevista abordando alguns tipos de alergias que podem acometer cães e gatos. A veterinária Myrna Peres Wanderley, especialista em dermatologia, irá esclarecer algumas dúvidas comuns sobre doenças na pele dos animais. Mas nós abusamos da sua boa vontade e falamos também de rinite e otite, alergias comuns que podem atormentar nossos bichinhos. Só que estes dois assuntos vão ficar para a próxima publicação. A entrevista será dividida e hoje serão abordados somente os problemas que podem surgir na pele dos nossos animais. Vamos lá?

Myrna Peres Wanderley, 35 anos, é formada pela Universidade Vila Velha e especializou-se em Dermatologia pela Qualittas. Ela nos conta que “a paixão pelos animais e a vontade de cuidar foram os maiores motivos” para escolher a profissão. Vilão e Pancho Villa são dois cães que foram adotados por Myrna e que moram com ela e sua família. 

Nossa entrevistada devidamente apresentada, vamos então saber quais são as doenças que mais fazem com que os proprietários levem seus cães ao consultório da Dra. Myrna.

O Vilão é sortudo. Tem uma dona veterinária... 

Cãopetente -  Independentemente da sua especialização, você e sua equipe atendem a diversos casos em seu consultório. Mas qual a demanda relacionada a problemas dermatológicos?

Myrna Peres - Os atendimentos dermatológicos representam aproximadamente 60% da demanda. E ainda posso dizer que mais de 70% destes, são causados por hipersensibilidades.

Cãopetente - Alergias em cães e gatos podem ter origem genética? De que maneira podem se manifestar?

Myrna Peres - Sim. As alergias podem ter origem genética, mas também podem ser adquiridas com o passar do tempo. A exposição a agentes químicos, alimentação inadequada, aeroalérginos (inalantes como poléns, pó de minério etc), trofoalérginos (alimentar), todos esses fatores naqueles que possuem o sistema imunológico sensível, podem manifestar sinais clínicos da doença.

Cãopetente – Cite as dermatites alérgicas mais comuns em cães e gatos.

Myrna Peres  - De longe a dermatite alérgica que mais acomete cães e gatos, é causada pela hipersensibilidade à saliva de artrópode1 (prurigo estrófulo2 em seres humanos).
  1. Ácaros, pulgas, piolhos e carrapatos são exemplos de artrópodes.
  2. Prurigo estrófulo “é um quadro comum na infância que surge em decorrência de uma reação de hipersensibilidade à picada de insetos, como mosquitos e pulgas.” Mais detalhes, acesse: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/prurigo_estrofulo.shtml
Cãopetente – Os animais podem desenvolver alergias a medicamentos como os humanos?

Myrna Peres - Sim. Todo mecanismo conhecido nas alergias medicamentosas em seres humanos se empregam para cães. Causam desde angiedema (inchaço da face), pápulas (tipo de lesão sólida da pele), manchas, eritema (vermelhidão), prurido (coceira), placas, entre outros sinais. Atendo muito as farmacodermias3, pois estas são comumente caracterizadas por feridas na pele e muito prurido.
  1. “Farmacodermia é o termo usado ao conjunto de reações causadas por determinadas drogas, ou seja, é qualquer resposta nociva e inesperada a um medicamento, que pode ocorrer em doses usadas para profilaxia (prevenção), diagnóstico ou tratamento.” http://www.clinipet.com/informativos/2-dermatologia-veterinaria/39-farmacodermia.html
Cãopetente – Alimentos também podem ser causadores de alergias?

Dra. Myrna, haja mãos para tantos 'buldoguezinhos'!
Myrna Peres - Hoje algumas indústrias de alimentos pecam um pouco na escolha das proteínas utilizadas na fabricação das rações. As rações comerciais utilizam soja na composição, bem como proteína animal (bovina e de frango) de alto peso molecular e baixo valor biológico; o que num sistema imunológico ativo, que é o caso dos alérgicos, estimula uma resposta exagerada. Além das proteínas, a presença de aditivos, corantes entre outros componentes podem causar o mal.

Cãopetente – Já disse que salivas dos artrópodes, como pulgas e carrapatos, são grandes causadores de alergia. Como identificar o problema?

Myrna Peres - Geralmente uma verificação rápida em casa e no animal, até mesmo com auxílio do pet shop na hora do banho, tendo o cuidado de sempre olhar toda pelagem do animal em busca desses indesejados artrópodes. Mantê-lo protegido com produtos de utilização tópica mensalmente é uma prática bastante eficaz para diminuir a incidência desses parasitas.

Cãopetente – Há raças mais predispostas a ter algum tipo de alergia?

Myrna Peres - Algumas pesquisas sugerem que o Cocker e o Springer Spaniels, os RetrieversLabrador, Collies, Miniatura Schnauzers, Shar Pei chineses, West Higland WhiteTerriers, WheatonTerriers, Boxer,Dachshunds, Dálmatas, Lhasa Apso, Pastores Alemães, e Golden Retrivers estão sob risco aumentado na alergia alimentar. Todas as alergias possuem listas de predisposição racial.

Cãopetente - Há alergias sazonais? Ou que são mais recorrentes em determinadas épocas do ano?

Myrna Peres - Sim. Atendo a todo tipo de manifestação alérgica ao longo do  ano, porém, sinto que a primavera é uma época singular. Os cães que são sensíveis a aeroalérgenos sofrem muito com a chegada da florescência. O pólen das gramíneas costuma ser o grande vilão. 

Cãopetente – Há alergias que são mais propensas em animais da zona rural ou naqueles que vivem em regiões litorâneas?

Myrna Peres - Sinceramente precisaríamos de uma pesquisa, para referir essa estatística. Mas pensando na umidade pode-se dizer que a região litorânea é mais propensa a foliculites bacterianas4.
  1. Foliculite bacteriana “É uma infecção bacteriana da pele, que tem origem no folículo piloso, ou seja, no anexo epidérmico que dá origem ao pêlo. É a dermatopatia mais comum na dermatologia canina (...)”. Mais detalhes: http://dermatopet.com.br/foliculite-bacteriana/
Cãopetente – Alergias na pele dos animais podem ser confundidas com sarnas?

Myrna Peres - Sim. Alguns animais apresentam infecções secundárias, como malassezia (dermatite causada por fungo) e esta promove um aspecto parecido com algumas sarnas. Pele grossa e escurecida, odor fétido, seborreia e geralmente as duas situações causam muito prurido.

Cãopetente – Que tipo de exames são necessários para identificar esses problemas dermatológicos?

Myrna Peres - A sorologia hoje é o mais utilizado, além do exame transcutâneo. Procuramos identificar a proteína chamada IgE, presente em pequenas quantidades na circulação sanguínea. Porém naqueles acometidos pelas alergias serão detectadas quantidades superiores ao normal na amostra de sangue. Então cada proteína identificada deverá ser evitada ou excluída da rotina do animal.

Cãopetente – Quais são os principais tratamentos? É possível ficar curado?

Myrna Peres - Imunoterapia5, vacinas que prometem 99% de eficácia em algumas alergias. Algumas vezes a retirada da causa é a "cura". Não existe exatamente uma cura. Temos uma melhora significativa com a utilização de medicamentos e da imunoterapia.
  1. “A Imunoterapia é um tratamento médico em que extratos de alérgenos altamente purificados aos quais seu animal é sensível são injetados em concentrações crescentes no organismo. Os tratamentos por imunoterapia são formulados individualmente para cada paciente baseado nos resultados dos testes para diagnóstico da alergia.” Mais detalhes: http://www.cepav.com.br/br/paginas_internas/alergia/imunoterapia_controle_alergia.html 
Cãopetente – Existem alergias que podem surgir enquanto o animal é filhote e desaparecerem naturalmente depois de adultos?

Myrna Peres - As alergias comumente aparecem após os oito meses. Costumam melhorar com o passar dos anos, mas isso não é uma regra.

Cãopetente – Há algo a ser feito para prevenir alergias?

Myrna Peres - Evitar completamente a exposição a determinados agentes retarda o início dos sinais. 

Cãopetente – A pele do animal pode ficar mais suscetível a doenças quando há um excesso de zelo relacionado aos banhos?

Myrna Peres - A exposição ao agente causador do mal pode mostrar os sinais clínicos precocemente. Os cães já predispostos possuem uma pele mais seca e menos protegida. Produtos inadequados para o indivíduo, água quente, excesso de calor na secagem podem levar a precocidade do aparecimento dos sinais.


E a próxima?

Pode não ser tudo, mas é muito, não é parceiros? Eu tinha muitas dúvidas que foram esclarecidas pela Dra. Myrna. E vocês?

Para quem mora em Vila Velha, se precisarem de uma especialista em dermatologia, segue abaixo o contato da Casa de Bicho, clínica onde atendem a Dra. Myrna, acompanhada de uma bióloga e outra veterinária, a Mônica de Alvarenga Feijó Bianchi. Esta possui especialização em cirurgia, mestrado em animais selvagens e cursa doutorado em Ecologia.

Clínica Veterinária Casa de Bicho. Rua Humberto Serrano, 398 - Praia da Costa. Vila velha/ES. Telefones: 3289-8186 e 9296-0056.

Na próxima, a Dra. Myrna falará sobre rinite e otite.

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.